O chá tem suas particularidades, em diferentes parte do mundo.
A bebida quente milenar se confunde com a história gastronômica de várias culturas . Existem várias formas de decorar a mesa de chá e confraternizar.
Tomar chá é tido como um evento social em muitas partes do mundo. Para quem ama rituais, nada como um chá bem preparado: a mistura de ervas e especiarias, a temperatura da água e a própria espera até estar no ponto garante uma ansiedade deliciosa. Para alguns o tempo para a infusão é considerado como terapeutico.
O consumo de chá, enquanto bebida social, data de uma dinastia chinesa muito antiga… Ainda hoje se fala do tão famoso chá das 5, instituído em Londres. O divertido disso tudo é que cada cultura tem a sua própria maneira de servir, servir à mesa é muito cultural de cada região.
Em dias mais frios, quem não gosta de apreciar chás quentinhos e que de bônus, ainda são cheio de benefícios para saúde?
Nos dias frios estamos mais sujeitos aos agentes poluentes emitidos na atmosfera, as grandes variações entre calore frio. Com esse choque térmico, é formada uma barreira, e os poluentes não se dispersam e ficam estacionados aqui na biosfera. O ar nesse período então fica mais carregado de poluição, amenizado apenas quando tem chuvas e ventos. Os sintomas desse fenômeno podem ser sentidos na forma de ardência e vermelhidão nos olhos, coceira na garganta e no nariz, alergias e até resfriados.
No inverno tendemos a nos alimentar pior. Comemos em maior quantidade e alimentos mais calóricos e industrializados, e deixamos de lado as saladas. Ainda fazemos menos exercícios. Isso pode baixar nossa imunidade e nos deixar mais suscetíveis à doenças.
Milenares e muito benéficos para a nossa saúde, os chás são, muitas vezes, subestimados e descartados como uma ótima fonte de nutrientes, já que parecem simples opções quando o assunto é nos aquecer. Porém, o poder de uma boa xícara da bebida não pode ser diminuído e suas propriedades, que variam de acordo com o fruto ou erva utilizados, são fundamentais para manter nosso corpo em ordem.
O segredo de um bom chá é a preparação: a água deve estar quente, mas nunca em ponto de ebulição. As ervas ou frutos devem ser acrescentados à água, em infusão de 2 a 5 minutos e coados, mantendo assim todas as propriedades e nutrientes ativos na bebida. Outra dica é nunca reaquecer o chá, já que isso pode contribuir para destruir os benefícios nele contidos.
Quente ou gelado, a verdade é que os chás são bebidas versáteis e muito saudáveis. O indicado é consumir as infusões todos os dias, para que os benefícios sejam perceptíveis no organismo e durem por mais tempo, porém, os chás não devem jamais substituir o consumo de água, pois são diuréticos e facilitam a eliminação de líquidos.
CHÁS: uma terapia com aromas e sabores
Um chá para ajudar na digestão. Outra xícara para acompanhar uma conversa entre amigos que não se viam há tempos. Chá para aumentar a disposição ou então para acalmar o dia que foi agitado. Você provavelmente já ouviu alguma dessas dicas certeiras de chá para consumir em diferentes momentos.
Durante a pandemia, uma pesquisa da Euromonitor Internacional mostrou que aumentou em 25% o consumo de chás no Brasil. A quantidade consumida é quase o dobro do consumo mundial.
Em fim um chá vai bem em todas as horas, seja para acalmar, para um bate papo, ou mesmo para aliviar algum sintoma.
Seja bem-vindo a este blog.
O conteúdo aqui contido é fornecido apenas para fins informativos e educativos, sem nenhuma pretensão de induzir, diagnosticar ou prescrever qualquer coisa. O ideal é sempre buscar uma orientação médica eficaz.
As Imagens são do https://pixabay.com/pt
Se você gostou do texto compartilhe nas redes sociais e deixe seu comentário e sugestão para novos conteúdos.
Gratidão.