De forma simples e objetiva e compacta, sem perder a essência do conteúdo, vou compartilhar com você o que é o processo terapêutico e suas principais características.

Vou deixar aqui o meu olhar e os meus estudos sobre o que é Terapia, provavelmente tem curiosodades e gostaria de fazer algumas perguntas, mas vem sempre aquela vergonha acompanhada de; será que é acessivel?

Aproveite chegou o seu momento, o esclarecimento por meio da informação colabora para expandir a consciência e amplia a capacidade de conseguir identificar em si questões que atrapalham o desenvolvimento, o bem-estar e consequentemente a habilidade de viver bem.

“Ter clareza de o que é o processo terapêutico vai lhe ajudar a  ter ações tanto coerentes quanto necessárias no momento em que você ou alguém ao seu redor decidir por um processo”.

Sempre que o corpo físico percebe que há um problema, principalmente onde o sintoma seja muita dor, geralmente a procura por ajuda é imediata. Afinal, quem gosta de sentir dor não é mesmo?

Principalmente se o problema é uma questão de ordem Focus keyphrase

De um modo geral todos tem problemas. Afinal Ninguém é perfeito.

O ser humano ainda vaga pelo planeta em busca de sentido e respostas para suas experiências internas e externas, uns mais outros menos, porém, isso faz parte da vida e não tem como escapar.

É da natureza humana interpretar a realidade, e cada um faz isso conforme o que traz dentro de si. E cada indivíduo, é uma preciosidade, único neste universo, não a quantidade de pessoas no mundo sempre seremos diferentes e peculiares.

Portanto, é compreensível entender que os medos e os traumas existentes no momento presente, na verdade, são frutos da interpretação de experiências passadas.

Cada momento é único, ninguém atravessa duas vezes o mesmo rio.

Na medida em que a vida avança, as suas interpretações internas, ou seja a forma como cada um ver a realidade são alimentadas, pelas experiências anteriores. O seu olhar para o mundo no momento presente, é influenciado por tudo aquilo que você viveu desde o nascimento até agora.

Tudo isso acontece num nível profundo, denominado inconsciente, uma misteriosa fonte que nunca dorme, que cria seus sonhos e diretamennte lhe faz agir de maneiras  que você mesma não compreende.

A chamada consciência, os comportamentos condicionados pela repetição, tornam-se um padrão que a qualquer momento são acionados por um gatilho emocional ou mental. Gatilhos são atalhos que geram reações, e são acionados por elementos presentes em situações semelhantes vividas anteriormente. Toda vez que entra em contato com algo que já foi vivdo e te trouxe alguma experiencia, aparece o chamado gatilho emocional.

Quando um gatilho é disparado, acontece algo extraordinário. Você traz ao momento presente todas as sensações impregnadas no momento do fato em questão.

Quaisquer que sejam as experiências interpretadas de forma negativa vão deixando marcas, rastros, tristeza e dor, e quanto mais fundo for a situação, maiores são as consequencias involuntárias. Eu já me deparei vivendo situações de traumas e dores por um longo priodo da minha vida.

Posso dizer que vivi longos anos experimentando tormentas, e antes de passar a buscar conhecimento em muitas áreas da minha vida não entendi porque tão repetição e dores.

Qual é o objetivo de um processo terapeutico?

O processo terapêutico tem por finalidade facilitar o movimento natural da vida, criar oportunidades para que a pessoa aprenda sobre ela mesma.

Os sintomas que geram a necessidade do processo terapêutico tendem a desaparecer a medida que aprendemos o que eles têm a nos ensinar.

Em suma, o objetivo de um processo terapêutico é dar condições para que a pessoa se desenvolva aprendendo sobre ela mesma através de seus sintomas e das trocas estabelecidas neste processo.

A real intenção do processo terapêutico é que você adquira instrumentos para lidar com seus pensamentos, emoções, comportamentos, de forma independente, sendo capaz de entender por que se sente e ou se comporta de determinada maneira e o que você pode fazer para que sejam mais funcionais e congruentes.

Ao final da terapia espera-se que você tenha recursos para encontrar soluções para seus problemas, que possa comunicar de forma adequada seus sentimentos, e que você interaja de forma saudável, consciente, mais proativa e menos reativa com o mundo.

Acima de tudo, que você possa sentir-se feliz  em poder desenvolver sua nova forma de ver o mundo e a si mesmo.

                      Características principais:

 O profissional terapeuta é naquele momento seu guia, sua luz no fim do tunel, aquele que te leva a transformação de dores em amores. É um lugar sem julgamentos, onde a intenção não é encontar culpadaos e na verdae um lugar para deixar seu coração mais quentinho. Portanto, sinta-se livre para expor suas dificuldades.
Faça perguntas, sugestões, críticas e sinta-se livre para falar de si de forma honesta e sincera.”
Entenda que o processo se dá de ambos os lados, o terapeuta com sua experiencia e você com sua demanda, onde os dois juntos buscam a melhor maneira de solucionar sua questão.
      Enfim, como tudo na vida sempre é preciso de relacionamento, seja para construir algo novo, ou desconstruir para construir novamente, de forma diferente e sempre visando as infinitas possibildades que a vida nos proporciona sempre. Afinal mapa não é território, cada um olha para a vida de forma difirente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *